terça-feira, 12 de novembro de 2013

Mistérios na morte de Kurt Cobain


No dia 5 de abril de 1994, o líder do Nirvana, Kurt Cobain, morreu com um tiro na cabeça. A investigação policial conclui que foi suicídio. Na época o caso foi muito "falado", muito alardeado pela mídia em geral, o que com certeza tirou o sossego de muita gente que tinha contato com Kurt.
 Logo de cara, surgiram histórias que traziam outra versão para a morte do músico. Algumas pessoas realizaram investigações, oficiais e não-oficiais, e muitos acreditam que tudo possa ter sido uma conspiração, um assassinato, discordando da versão oficial da polícia. Vejamos alguns fatos...


O corpo do vocalista foi encontrado por Gary Smith, um eletricista contratado dias antes para fazer alguns reparos na casa de Kurt e Courtney. Smith entrou pela garagem e viu, através de uma janela, o corpo estendido no chão com manchas de sangue na cabeça. Logo que a polícia chegou, o corpo foi identificado: era Kurt Cobain, líder do Nirvana, banda grunge conhecida no mundo todo, com milhões de álbuns vendidos e fãs espalhados por todo o planeta.
 A arma que matou Kurt foi comprada junto com um amigo. Dylan Carlson acompanhou Kurt a uma loja para comprar um revólver no dia 30 de março de 1994. Carlson diz que, mesmo percebendo o estado deplorável do músico (estava usando drogas em excesso nessa época), acreditou quando ele disse que precisava de uma arma para proteger-se de ameaças de morte. Conta que nunca pensou que Kurt poderia cometer suicídio.
 Uma pessoa importante nessa história: Tom Grant, detetive particular contratado pela própria Courtney para encontrar o marido (que havia fugido de uma clínica de recuperação) apenas dois dias antes de sua morte. Grant teve acesso a uma série de informações a respeito do ocorrido, já que foi a própria Courtney quem o contratou.
 Para Grant, Kurt foi assassinado. Ele justifica seu ponto de vista afirmando que nenhuma pessoa com 1,25 mg de heroína no sangue, misturados a Valium- um calmante- (como revelou a autópsia de Kurt) conseguiria ter consciência suficiente para apontar uma arma para a própria cabeça e puxar o gatilho. É importante lembrar que, para muitos, Grant não passa de um oportunista tentando ficar conhecido com esse caso.
 Grant afirma que Courtney atrapalhou suas investigações de todas as maneiras possíveis quando ele começou a deesconfiar de que a morte era um assassinato e que ela poderia estar envolvida de alguma forma.
 O detetive inclui outra pessoa nessa história: Rosemary Carroll, advogada de Cobain. Grant alega ter gravações de conversas com Carroll, onde ela incentiva a investigação do caso, duvidando da versão de "suicídio". Numa dessas conversas com Grant, Carroll teria dito que Love não tinha nada o que fazer em Los Angeles naquela semana (da morte de Kurt), que não tinha negócios por lá. Desse modo, Courtney Love estaria forjando um álibi. Ainda sobre Carroll, Grant conta que a pesdido de Cobain, a advogada estaria preparando os papéis do divórcio e tirando o nome de Love do testamento do músico.

O livro "Who Killed Kurt Cobain?" de Max Wallace e Ian Halperin, lançado em abril de 1998, também fala das investigações de Grant e os autores concordam com suas teorias. Esse livro dá grande espaço para os comentários de Hank Harrison, pai de Love. Traz também questionamentos interessantes e alguns detalhes da vida do casal.
 Quatro anos depois da morte de Kurt, o diretor inglês, Nick Broomfield, inicia uma nova investigação, não oficial, patrocinada pela BBC de Londres opnde procura o assassino de Kurt, ou melhor, onde procura provas de que Courtney Love seria a assassina de Kurt.
 Love se recusou a participar com entrevistas ou declarações de qualquer tipo para esse filme-documentário, o que acabou por colocar mais lenha na fogueira. O documentário, intitulado "Kurt And Courtney", saiu mesmo sob os protestos e esforços contrários da viúva.
 Nick Broomfield é conhecido por vasculhar (e fazer documentários) a respeito de "serial killers" e, do alto de sua sabedoris, considera Courtney capaz de cometer um assassinato, ou no caso, encomendar um, já que estava em Los Angeles quando seu marido faleceu.
 curiosamente, no documentário, Broomfield só entrevista pessoas que de alguma forma não vão com a cara de Love, o que inclui o próprio pai da moça e um ex-namorado. Mas a imagem de Love não ficou tão abalada em função deste documentário, sua crescente influência na mídia (Tv, Imprensa) manteve sua imagem positiva e em alta. Além disso, o filme provocou o descrédito de muitas pessoas em seu tom pouco sério.
 Quem assistiu a esse documentário deve ter percebidoa falta de seriedade. AS pessoas entrevistadas parecem, quase todas, sob efito de entorpecentes, dizendo coisas vagas, confusas, sem nenhuma certeza do que estão contando. Desse modo fica muito difícil tirar conclusões baseadas nesse filme.
 Com relação ao pai de Love, Hank Hrrison (que foi empresário do Greatful Dead), ele não é exatamente uma pessoa do convívio de Love, muito menos foi proximo do casal (Kurt e Courtney). Ele aparece no filme dizendo barbaridades a respeito de Love. Está claro que ele não gosta de sua filha, ele bandonou a família quando Love era uma adolescente, mas daí a chamá-la de assassina... De modo geral pode ser considerado apenas um pai odiento, pois não tem prova de coisa alguma...
 Lançado em 1997, o livro "Courtney Love: the Real Story" conta o outro lado da história. O livro fala, não só da vida do casal, mas também, dos talentos de Courtney como atriz e cantora e do inferno que foi sua vida nos últimos meses ao lado de Kurt Cobain. Ambos estavam afundados em drogas.
 Mas existem outros fatores contra Love: o cantor Eldon Hoke (mais conhecido como El Dulce) afirma ter recebido uma proposta da viúva: "Ela me ofereceu 50 mil dólares para matar o marido, eu devia ter aceitado...". Hoke chegou a fazer o conhecido "teste da mentira" e segundo um perito no assunto, o Dr. Edward Gelb ( que também aplicou esse teste em O. J. Simpson), seu discurso era verdadeiro. Curiosamente, oito dias após a declaração, Dulce foi atropelado por um trem perto de sua casa, na Califórnia, e faleceu... Há ainda o nome de Allen Wrench, que teria sido apresentado a Courteny por Eldon Hoke para fazer o "serviço"...
 Não podemos deixar de comentar a polêmica "carta de despedida" de Kurt. É um texto ambíguo e confuso em muitos trechos. Tanto pode ser uma carta de despedida da música (ou melhor: do meio musical) como uma despedida da vida, depende de como você quiser interpretá-la.Outro fato curioso é que as frases finais da carta estão claramente escritas com letra diferente, de outra pessoa. Alguns meses após a morte de Kurt, Courtney revela a existência de outra "carta de despedida", onde Kurt dizia que iria deixá-la e sair de Seattle... Para o detetive Tom Grant, que duvida do suicídio do músico, essa carta é uma prova de que a intenção de Kurt era pular fora da mídia e do casamento, e não se matar.
 Mas Kurt Cobain teria motivos para cometer suicídio? é conhecido por todos que ele não levava uma vida saudável. O excesso de drogas e a depressão o acompanhavam há muitos anos (segundo alguns, desde a infância). Um mês antes de sua morte, Kurt tomou uma mistura de champagne com Rohypnol (um sedativo) que quase o levou à morte.
 Mas não foi essa sua única experiência de quase morrer. Logo depois da gravação do disco In Utero, em Minnesota, em 1993, Cobain foi hospitalizado por uma overdose. Semanas depois, ele entrou em uma paranóia de estar sendo perseguido e comprou diversas armas.
 Além das drogas, Kurt sentia-se muito mal com a fama. Não sabia como lidar com ela, em uma entrevista, certa cez declarou: "Estar numa banda de rock não é exatamente como eu imaginava...já não gosto mais disso tanto quanto no começo..."As letras de Kurt também traziam a tristeza/depressão do músico.
 Por outro lado...numa entrevista dada por Cobain logo após o lançamento de In Utero, em agosto de 1993, Cobain declara: "Dentro de dez anos me imagino na minha casa com minha mulher e meus filhos. é mais que suficiente para a minha felicidade". Aliás, vale lembrar que o nome desse álbum era para ser I Hate Myself And I Want To Die, mas decidiram mudar para não ter problemas como os que Ozzy e o Judas Priest tiveram com fãs que cometeram suicídio.

 A internet está cheia de sites com "versões" para o caso de Kurt Cobain. O que não faltam, são histórias sobre seu possível assassinato. Alguns, que acreditam que Love tenha encomendado a morte do líder do Nirvana, acreditam ainda que ela já tenha matado antes e que isso se explicaria por sua personalidade psicopata ou por sua ganãncia sem limites, ou por ambos...

 Quanto a ganância, lembramos que o álbum Live Through This, o segundo do Hole, foi lançado menos de uma semana depois da morte de Cobain, para muitos isso é uma espécie de "prova" de que Courtney estava mais é preocupada com seus negócios de que com os problemas do marido, incluindo a morte deste.

Muitos daqueles que defendem a teoria do assassinato acreditam que a mídia está envolvida (por omissão ou por dinheiro) e que todo o caso é um tipo de conspiração. Tudo por dinheiro...Existem algumas pessoas que resolveram boicotar aqueles que não estão ajudando ou que estão atrapalhando (na opinião deles). Um dos conselhos que eles dão é o de não comprar os álbuns de Dave Grohl, Kris Novoselic e é claro da Courtney Love, pois eles estariam ganhando dinheiro em cima de Kurt. O Smashing Pumpins também entra nessa, já que Billy Corgan produziu o álbum Celebrity Skin do Hole além de ter um "caso" com Courtney.
 Achou confusa essa história? Muitos acham. Está resolvida para você? Parece um filme policial? Pode se tornar um...quem sabe?

                                                             AS TEORIAS DE CONSPIRAÇÃO

1- El Dulce foi encontrado morto alguns dias após ter dado uma entrevista a Nick Broomfield, afirmando ter recebido uma proposta de Love para assassinar Kurt. Coincidência?
 2- As frases finais da carta de despedida de Kurt ou foram escritas por outra pessoa ou Kurt resolveu mudar de letra, só para variar...
 3- Pouco antes de "se matar" Kurt teria falado em mudar seu testamento, tirando a bolada de sua esposa, Courtney Love...
 4- As digitais na arma do crime e na caneta usada para escrever a nota de suicídio que não foram identificadas.

 5- Dave Grohl foi convidado a negar as teorias de assassianto e dizer que elas eram pura besteira, mas ele se negou a fazê-lo.

                                                              MOTIVOS PARA O SUICÍDIO
 1- Drogas: Kurt tomava remédios antidepressivos desde a infância e isso possivelmente o tenha levado ao uso da heroína, da qual era dependente.
 2- As tendências suicidas que o próprio Kurt, já havia revelado em suas músicas e até em entrevistas.
 3- Kurt não conseguiu dar conta da fama e dos inconvenientes que esta trouxe, como o afastamento de muitos amigos.
 4- Seu relacionamento com Love era péssimo, viviam brigando e se reconciliando, tudo isso regado a muito álcool e heroína.

                                                  Confira a Carta de Despedida de Kurt Cabain ..


To Boddah pronounced

Speaking from the tongue of an experienced simpleton who obviously would rather be an emasculated, infantile camplainee. This note should be pretty easy to understand. All the warnings from the punk rock 101 courses over the years. Since my first introduction to the, shall we say, ethics involved with independence and the embracement of your community has proven to be very true. I haven't felt the exitement of listening to as well as creating music along with reading and writing for too many years now. I feel guilty beyond words about these things. For example when we're backstage and the lights go out and the manic roar of the crowd begins it doesn't affect the way in which it did for Freddy Mercury who seemed to love and relish in the love and adoration from the crowd. Which is something I totally admire and envy. The fact is I can't fool you. Any one of you. It simply isn't fair to you or me. The worst crime I can think of would be to rip people off by faking it and pretending as if I'm having 100 % fun. Sometimes I feel as if I should have a punch in time clock before I walk out on stage. I've tried everything within my power to appreciate it, and I do. God, believe me I do but it's not enough. I appreciate the fact that I and we have affected and entertained a lot of people. I must be one of one of those narcissists who only appreciate things when they're gone. I'm too sensitive. I need to be slightly numb in order to regain the enthusiasm I once had as a child. On our last three tours I've had a much better appreciation for all the people I've known personally and as fans of our music, but I still can't get over the frustration, the guilt and empathy I have for everyone. There's good in all of us and I think I simply love people too much. So much that it makes me feel too fucking sad. The sad little, sensitive, unappreciative, pisces Jesus man! Why don't you just enjoy it? I don't know. I have a goddess of a wife who sweats ambition and empathy and a daughter who reminds me too much of what I used to be. Full of love and joy kissing every person she meets because everyone is good and will do her no harm. And that terrifies me to the point to where I can barely function. I can't stand the thought of Frances becoming the miserable self-destructive, death rocker that I've become. I have it good, very good, and I'm grateful, but since the age of seven I've become hateful towards all humans in general. Only because it seems so easy for people to get along, and have empathy. Empathy! Only because I love and feel for people too much I guess. Thank you all from the pit of my burning nauseous stomach for your letters and concern during the past years. I'm too much of an erratic, moody baby! I don't have the passion anymore and so remember, its better to burn out than to fade away. peace, love, empathy.

Kurt Cobain


Frances and Courtney, I'll be at your alter. Please keep going Courtney For Frances For her life which will be so much happier without me. I Love you. I love you!

VERSÃO em PORTUGUES

Falando como um simplório experiente que obviamente preferiria ser um eliminado, infantil e chorão. Este bilhete deve ser fácil de entender. Todas as advertências dadas nas aulas de punk rock ao longo dos anos, desde a minha primeira introdução a, digamos assim, ética envolvendo independência e o abraçar de sua comunidade,provaram ser verdadeiras. Há muitos anos eu não venho sentindo excitação ao ouvir ou fazer música, bem como ao ler ou escrever. Minha culpa por isso é indescritível em palavras. Por exemplo, quando estouatrás do palco, as luzes apagam e o ruído ensandecido da multidão começa, nada me afeta do jeito que afetava Freddie Mercury, que costumava amar, se deliciar com o amor e a adoração da multidão. O que é uma coisa que eu totalmente admiro e invejo. O fato é que não consigo enganar vocês, nenhum de vocês. Simplesmente não é justo para vocês e para mim. O pior crime que posso imaginar seria enganar as pessoas, sendo falso e fingindo que estou me divertindo 100 por cento. Às vezes acho que eu deveria acionar um despertador antes de entrar no palco. Tentei tudo que está em meus poderes para gostar disso (e eu gosto, Deus, acreditem-me, eu gosto, mas não o suficiente). Me agrada o fato de que eu e nós atingimos e divertimos uma porção de gente. Devo ser um daqueles narcisistas que só dão valor às coisas depois que elas se vão. Eu sou sensível demais. Preciso ficar um pouco dormente para ter de volta o entusiasmo que eu tinha quando criança. Em nossas últimas três turnês, tive um reconhecimento por parte de todas as pessoas que conheci pessoalmente e dos fãs de nossa música, mas ainda não consigo superar a frustração, a culpa e a empatia que eu tenho por todos. Existe o bom em todos nós e acho que eu simplesmente amo as pessoas demais, tanto que chego a me sentir mal. O triste, o sensível, insatisfeito, pisciano, pequeno homem de Jesus. Por que você simplesmente não aproveita? Eu não sei! Tenho uma esposa que é uma deusa, que transpira ambição e empatia, e uma filha que me lembra demais de como eu costumava ser, cheia de amor e alegria, beijando todo mundo que encontra porque todo mundo é bom e não vai fazer mal a ela. Isto me aterroriza a ponto de eu mal conseguir funcionar. Não posso suportar a idéia de Frances se tornando o triste, o autodestrutivo e mórbido roqueiro que eu virei. Eu tive muito, muito mesmo, e sou grato por isso, mas desde os sete anos de idade, passei a ter ódio de todos os humanos em geral. Apenas porque eu amo e sinto demais por todas as pessoas, eu acho. Obrigado do fundo de meu nauseado estômago queimando por suas cartas e sua preocupação ao longo dos anos. Eu sou mesmo um bebê errático e triste! Não tenho mais a paixão, então lembrem, é melhor queimar do que se apagar aos poucos. Paz, Amor, Empatia.

Kurt Cobain


Frances e Courtney, estarei em seu altar. Por favor, vá em frente, Courtney, por Frances. Pela vida dela, que vai ser tão mais feliz sem mim.Eu Amo vocês.Eu Amo vocês



Nenhum comentário:

Postar um comentário